Após novo aditivo, obra do Museu da Misericórdia em Salvador deve ser finalizada até final do ano
Ainda no primeiro ano de seu mandato, em 2021, o prefeito de Salvador Bruno Reis (União) assinou uma ordem de serviço para restaurar, recuperar e ampliar o Museu da Misericórdia da Santa Casa da Bahia, localizado no Centro Histórico. Atualmente, o local segue em obra e o cenário deve continuar pelo menos até o final do ano. Um termo aditivo foi assinado pela Superintendência de Obras Públicas da capital baiana prorrogando o contrato para as intervenções por mais 60 dias (até 28/12/2023). A ideia da gestão era entregar o espaço em 20 meses, sendo abril de 2023 a data limite.
O investimento para as intervenções era de R$ 7,2 milhões – provenientes de convênio com a Caixa Econômica Federal -, com a Construtora Pentágono LTDA sendo a empresa responsável pela execução. Além do esticamento no prazo de entrega, a obra também recebeu acréscimo financeiro ao longo dos anos e tem valor atualizado em R$ 10,6 mi.
O Museu da Misericórdia da Santa Casa da Bahia é um dos espaços culturais do Centro Histórico de Salvador. Segundo a prefeitura, a ideia da restauração é preservar melhor todo o acervo existente na estrutura e proporcionar mais conforto aos visitantes.
De acordo com o provedor da Santa Casa, José Antônio Rodrigues Alves, esta é a segunda vez que o Museu da Misericórdia passa por uma grande intervenção desde o início do século XXI. Segundo ele, o projeto foi construído a “quatro mãos”, com participação da Caixa Econômica, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), área de engenharia da Santa Casa e Prefeitura.
“O objetivo é fazer a infraestrutura da ala sul do museu, que nunca foi recuperada. Passaremos a ter uma área mais adequada para reservas técnicas e a ter uma área mais moderna onde poderemos fazer exposição temporária num ambiente climatizado e, principalmente, com segurança”, informou à época.
Toda a obra no local envolverá restaurações de forros com pintura artística, de dez imagens de arte sacra, além de esquadrias e elementos de madeira e de retábulo artístico entalhado. Também contempla construção de um anexo com 112 m² de área e melhorias no piso e nos revestimentos existentes, além de troca de esquadrias com instalação de portas e janelas de madeira e de alumínio.
HISTÓRIA DO MUSEU DA MISERICÓRDIA
Inaugurado em 2006 pela Santa Casa da Bahia, o equipamento agrega grande valor ao panorama artístico e cultural do Centro Histórico de Salvador. Instalado em palacete do século XVII que já abrigou o primeiro hospital da cidade – fundado pela Santa Casa -, possui rico acervo, composto por mais de 3,8 mil peças, classificadas em diversas categorias, como alfaia, mobiliário, pinacoteca e imagens.
Fonte: Bahia notícias