Ilê Aiyê celebra 49 anos com grande festa nesta quarta (1) na Senzala do Barro Preto
Os 49 anos do Ilê Aiyê serão celebrados em grande estilo nesta quarta-feira (1). O mais belo dos belos realiza um show especial na Senzala do Barro Preto, no bairro da Liberdade, a partir das 19h30.
A festa terá início com a tradicional caminhada do Plano Inclinado até a Senzala do Barro Preto ao som da Band’ Aiyê. A partir das 21h, o grupo receberá a participação de convidados especiais que prometem agitar o público, entre eles Olodum e Andrezão.
SOBRE O ILÊ AIYÊ
Fundado no dia 1º de novembro de 1974 por Antonio Carlos dos Santos, o Vovô, o Ilê Aiyê foi o primeiro bloco afro do Brasil. O nascimento do ‘mais belo dos belos’, coincide com momentos históricos e importantes para a sociedade negra mundial, entre eles o surgimento do movimento Négritude, a prisão de Angela Davis (EUA), a criação do Dia da África (ONU) e a independência de vários países africanos, como Cabo Verde, Angola e Moçambique, entre outros eventos.
Na época da criação do grupo, foi evidenciado a fragilidade do conceito de democracia racial no país, o que gerou críticas e provocou a sociedade, em especial por ter sido um bloco formado exclusivamente por negros.
Desde o surgimento, o Ilê sempre teve como princípio preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. Em 1975, o bloco saiu às ruas da capital baiana pela primeira vez, fazendo história na folia baiana.
Ao longo dos anos, o Ilê Aiyê se transformou e deixou a própria marca na história. Desde a criação da Noite da Beleza Negra, em 1979, que é realizada até hoje e exalta a beleza da mulher negra do Brasil, aos discos e projetos sociais.
O sonho de Vovô do Ilê se transformou em um espaço para dar oportunidades, além de defender questões éticas, de educação e transformação social.
Fonte: Bahia notícias