Atletas baianos confirmam participação na campanha de doação de sangue “Esporte Solidário: Doando Vida no Carnaval”
Na próxima quarta-feira (31), das 8h às 12h e das 13h às 17h, a coleta de sangue será feita na unidade Hemóvel, que estará estacionada durante todo o dia no estacionamento externo (entre os portões Oeste 2 e Oeste 3) do Estádio de Pituaçu
A ciclista do BMX Paôla Reis, que garantiu a classificação do Brasil na modalidade para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e o casal medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Juliana Duque e Rafael Martins, três prováveis representantes do país na competição em julho, já confirmaram presença na ação “Esporte Solidário: Doando Vida no Carnaval”. Na próxima quarta-feira (31), das 8h às 12h e das 13h às 17h, a coleta de sangue será feita na unidade Hemóvel, que estará estacionada durante todo o dia no estacionamento externo (entre os portões Oeste 2 e Oeste 3) do Estádio de Pituaçu.
A ação é promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), em parceria com as federações esportivas, na mobilização da comunidade do esporte (atletas, treinadores, gestores e demais membros) para o Dia “D”. Com a iniciativa, o segmento irá contribuir com o abastecimento do estoque do banco de sangue para o período do Carnaval, quando a demanda da Hemoba aumenta em todas as cidades onde ocorrem a festa.
Exemplos
Colecionando títulos e bons resultados em competições mundiais, continentais, nacionais e estaduais desde o início da sua carreira, a ciclista comemora a realização de uma ação de responsabilidade social com a presença de atletas. “Nós precisamos mostrar nossa relevância e preocupação social como verdadeiros exemplos para as outras pessoas doarem. Espero que ainda mais atletas e pessoas participem”, convida Paôla, que está a poucos pontos no ranking para confirmar presença em Paris.
Também cotados para representar o país na modalidade da vela nas Olimpíadas deste ano, os atletas Juliana Duque e Rafael Martins vão dar uma pausa na preparação após o Campeonato Brasileiro de Snipe 2024 nesta semana para comparecer à ação. O casal é apoiado pelo programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado FazAtleta.
O boxe baiano, um dos maiores celeiros de medalhas de atletas do estado, não poderia ficar de fora dessa ação solidária. O ex-pugilista Robenilson de Jesus, presente em duas Olimpíadas (Pequim 2008 e Londres 2012) é mais um confirmado para estar presente em Pituaçu, no dia 31.
Também já confirmou sua participação a pugilista medalha de bronze em Londres/2012, Adriana Araújo. Por motivo de viagem, ela fará sua doação à campanha no dia 1 de fevereiro, na unidade UC Hemoba – Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, na Cidade Baixa, em Salvador (este local, assim como outros 21 em cidades do interior, receberão doação da campanha Esporte Solidário: Doando Vida no Esporte até o dia 2/02. Clique aqui para ver endereço e horário de funcionamento.
A lista de atletas também conta com outros nomes, como: da vela (Fernanda e Bernardo Peixoto); do ciclismo (Hugo Coelho e Rafael Toledo); e do futevôlei (Felipe e Índio). Além disso, a mobilização segue pelas federações para seus atletas e gestores participarem, como no caso do candidato à doação, Cléber Castro, atleta campeão Brasileiro de Triathlon de 2021 e presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri).
As recomendações completas estão na matéria da campanha no site da Sudesb. A lembrança para os atletas e praticantes é que a atividade física não deve ser realizada pouco antes da coleta e depois ao longo do dia para que haja plena recuperação.
Fonte: Ascom/Sudesb