Siga-nos

No Banner to display

Cadê minha boneca preta? Saiba como ser um colaborador da campanha de representatividade para crianças

 Cadê minha boneca preta? Saiba como ser um colaborador da campanha de representatividade para crianças
Compartilhe

Outubro é o mês das crianças e novembro da consciência negra, datas escolhidas para reforçar a luta por uma infância mais justa, e a luta do movimento negro, por isso, a importância de um projeto que une essas duas reflexões: a ‘Campanha Cadê Minha Boneca Preta?’ que realiza a doação dos brinquedos como uma forma poderosa de promover a representatividade e a autoestima entre as crianças.

O projeto, uma iniciativa da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. de Itaparica, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), está em sua 2° edição. A psicóloga clínica, Lorena Barreto, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (Ufba), destaca a importância de estimular a representatividade entre as crianças, para o seu desenvolvimento psicológico e emocional.

“O desenvolvimento da criança é uma fase importante para a formação da identidade e essa representatividade negra desempenha papel fundamental nesse processo. Quando a criança não tem contato com essa representatividade durante a infância, ela pode levar a internalizar preconceitos e a construir uma visão distorcida da realidade. Isso pode resultar em adultos que tenham dificuldade de compreender a diversidade e ser empático com outros, e daí passar a perpetuar o ciclo de exclusão e de descriminação. A representatividade desafia e permite que as crianças construam uma visão mais inclusiva e empática do mundo”.

A campanha, além de realizar a doação de bonecas pretas, contribui para a construção de um mundo mais inclusivo. A diversidade nas brincadeiras ensina as crianças a valorizar e respeitar diferenças desde cedo, promovendo a empatia e a solidariedade. O projeto também incentiva e envolve toda a comunidade de Itaparica a se unir em torno de uma causa, fortalecendo laços sociais e promovendo um ambiente de apoio.

A arrecadação dos brinquedos será até dia 06 de novembro. O evento de entrega das bonecas acontecerá no dia 07 de novembro, com programação cultural e educativa com as crianças.

Para ser um colaborador, qualquer pessoa pode doar uma boneca preta nos pontos de arrecadação que são:

📍 Biblioteca Central do Estado da Bahia

📍 Biblioteca Anísio Teixeira

📍 Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

📍 Biblioteca Pública Thales de Azevedo

📍 Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Salvador

📍 Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Itaparica

📍 Arquivo Público da Bahia – Baixa de Quintas

📍 Centro de Memória da Bahia – Barris

📍 Casa Afrânio Peixoto – Lençóis

📍 Biblioteca de Extensão (Biblioteca Móvel)

📍 Shopping Center Lapa

📍 Rádio Excelsior 106.5FM / 840 AM

📍 Governadoria – CAB

📍 Museu do Mar Aleixo Belov

📍 Todas as unidades do Sesc da capital e do interior

Fonte: Ascom/FPC

Relacionados