Festival Recôncavo Instrumental: Encontro de Filarmônicas encerra 2ª edição do evento
A 2ª edição do Festival Recôncavo Instrumental, que originalmente seria encerrada no dia 24 de novembro, teve sua data postergada para 30 de novembro (sábado) devido às fortes chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias. O encerramento acontecerá com o tradicional Encontro de Filarmônicas do Recôncavo, a partir das 19h, na Praça de Eventos, em Saubara. O evento é gratuito e promete ser uma celebração vibrante da música instrumental, com a participação de importantes filarmônicas da região, são elas:
- Filarmônica 19 de Março (Acupe/Santo Amaro)
- Filarmônica Minerva Cachoeirana (Cachoeira)
- Filarmônica Filhos de Saubara (Saubara)
- Filarmônica São Domingos (Saubara).
Com direção artística da pianista Simone Leitão e produção de André Oliveira, o festival se destaca por promover um encontro único entre a música regional, clássica e world music, em diversas cidades do Recôncavo Baiano. Através dessa fusão sonora, o evento busca integrar as tradições locais com a música instrumental global, exaltando a diversidade e a riqueza da Bahia e do Brasil.
O Instituto Popular do Recôncavo (IPR), realizador do evento, reafirma seu compromisso com a cultura e a música local, oferecendo um espaço gratuito e acessível para o público vivenciar o melhor da música instrumental no coração da Bahia.
Sobre a Acelen
A Acelen foi criada para ser uma empresa de energia de Mubadala Capital com o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em menos de 3 anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da planta industrial. Foi implementado o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho deste ano, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Agora, a empresa está desenvolvendo o maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF (combustível sustentável de aviação) e HVO (diesel verde) a partir da macaúba. Saiba mais em https://www.acelen.com.br/.
Sobre o IPR
Fundado em novembro de 2017, o Instituto Popular do Recôncavo tem o intuito de realizar projetos e ações multidisciplinares que ampliem, propiciem e conquistem novas oportunidades de crescimento para o Recôncavo, uma das regiões brasileiras de maior influência cultural do país, marcado por diversas manifestações afro culturais, assim como para o estado da Bahia.