“Investir nas agroindústrias familiares é ampliar as oportunidades no campo”, destaca Jerônimo na primeira agenda de 2025
Em sua primeira agenda pública de 2025, o governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta sexta-feira (3), de uma reunião virtual que discutiu a seleção de profissionais para fortalecer a gestão, a produção e o mercado de agroindústrias familiares na Bahia. O encontro, conduzido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representa um marco importante para ampliar a geração de renda de pequenos produtores e promover o desenvolvimento sustentável no interior do estado.
A reunião abordou as ações previstas nos editais CAR 001 e 002/2024, que oferecem suporte técnico às agroindústrias familiares para qualificar a gestão, melhorar a produção e ampliar o acesso ao mercado. Com um investimento de mais de R$ 120 milhões, os dois editais viabilizarão a contratação de cerca de 500 profissionais especializados. Dirigentes e equipes da CAR, junto a representantes de 400 agroindústrias, discutiram detalhes sobre os editais e o papel estratégico desses profissionais na implementação de planos de negócios e na promoção da competitividade das agroindústrias.
Como funcionam os editais
Os editais contemplam dois tipos de agroindústrias: as dinâmicas, que já possuem experiência de mercado e buscam expandir sua comercialização; e as ativas, que enfrentam fragilidades de gestão e precisam de suporte para alcançar competitividade. As organizações selecionadas poderão contratar profissionais especializados, como Agentes de Negócios, Técnicos de Gestão e Mercado e Técnicos de Apoio à Produção. Esses profissionais terão a missão de implementar planos de negócios, criar soluções inovadoras e ampliar o acesso a mercados, fortalecendo as agroindústrias.
Fortalecimento da agricultura familiar
Com a iniciativa, o Governo do Estado busca fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento social no interior do estado e garantir que pequenos produtores tenham condições de competir no mercado, contribuindo para a construção de uma Bahia mais sustentável e próspera.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA