Siga-nos

No Banner to display

Pessoas em situação de vulnerabilidade serão assistidos por ações de proteção social

 Pessoas em situação de vulnerabilidade serão assistidos por ações de proteção social
Compartilhe

Equipes itinerantes atuarão nos circuitos oficiais da festa e em pontos estratégicos de grande circulação de foliões, na execução de um conjunto de ações voltadas à proteção social de públicos em situação de vulnerabilidade durante o Carnaval. O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (26) as campanhas Proteja Bahia, Corra pro Abraço e Segurança Alimentar iniciativas da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que atendem ao público até a Quarta-feira de Cinzas (5).

O projeto é executado pela Seades, em parceria com as Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de Políticas para as Mulheres (SPM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), Voluntárias Sociais da Bahia, Defensoria Pública do Estado e Ministério Público do Estado.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, destacou a importância dessas ações para fortalecer a relação do governo com a comunidade e ampliar a rede de proteção social. “Hoje nós damos a largada na política de proteção social para a população em situação de rua, para todos e todas, com deficiência, para que a gente tenha essa grande integração. É um dia de alegria e a nossa alegria é cuidar de gente”, considerou.

Proteja Bahia
Voltada à defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a campanha Proteja Bahia conta com equipes de abordagem posicionadas em locais como o aeroporto, a rodoviária e nos circuitos carnavalescos, acompanhadas dos mascotes Lulu Alerta e Ursinho Atento. Ações de sensibilização e monitoramento de possíveis violações de direitos e também na defesa das crianças e adolescentes serão implementadas. Além disso, o Serviço Viver estará ativo, prestando atendimento especializado às vítimas de violência sexual.

“Apoiamos a iniciativa da Secretaria, tendo em vista essa defesa dos direitos e garantias fundamentais, principalmente no período do Carnaval. Estaremos prontos para defender qualquer direito de qualquer pessoa, inclusive dos grupos mais vulneráveis”, afirmou a coordenadora do Núcleo dos Juizados Especiais/Violência Doméstica da Defensoria Pública do Estado (DPE), Eveline Portela.

Corra pro Abraço
Já o programa Corra pro Abraço realizará atendimentos diretos e distribuirá kits com itens de higiene pessoal, preservativos, água e outros materiais destinados à redução de danos para os segmentos em vulnerabilidade ou risco social, a exemplo da população em situação de rua, ambulantes, entre outros. São três postos disponíveis. Além da unidade instalada na Praça do Campo Grande, é possível encontrar atendimento em postos localizados em Nazaré e no Pelourinho.

Segurança Alimentar
O programa Segurança Alimentar apoiará a Ecofolia Solidária, fornecendo refeições, com produtos da agricultura familiar, para trabalhadores essenciais à realização da festa, como catadores, ambulantes e cordeiros, reforçando o compromisso com a inclusão social e o bem-estar desses profissionais. Diariamente, três refeições serão distribuídas em 11 pontos.

“Estamos criando um ambiente para que possam tomar banho, se alimentar, descansar. Estamos promovendo isso por compreender que o Carnaval também tem que ser um território do trabalho decente e que não vamos aceitar violação de direitos”, pontuou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Relacionados