Siga-nos

No Banner to display

Hospital Regional de Irecê oferece exame inédito para diagnóstico de doenças vasculares do cérebro

 Hospital Regional de Irecê oferece exame inédito para diagnóstico de doenças vasculares do cérebro
Compartilhe

A Hemodinâmica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), deu mais um importante passo na busca pelo aperfeiçoamento contínuo no cuidado multidisciplinar com seus pacientes. O complexo de saúde, localizado no município de Irecê, passa a ofertar agora um novo procedimento: angiografia cerebral diagnóstica, um marco para a unidade hospitalar e um recurso inédito para a população da micro e macrorregião. A novidade consiste na realização de cateterismo dos vasos cerebrais e visa não só o diagnóstico como também a programação do tratamento de pacientes com suspeita de patologias neurovasculares, hemorrágicas ou isquêmicas.

O exame, que atua na identificação de doenças que afetam os vasos sanguíneos do cérebro, é indicado principalmente na suspeita ou diagnóstico de casos como tumor cerebral; hemorragia; estenose (estreitamento da artéria); malformações nas artérias ou defeitos congênitos; aneurisma; coágulos; inflamação dos vasos sanguíneos; e aterosclerose, que consiste na diminuição do espaço nos vasos sanguíneos por causa do acúmulo de placas de gordura, colesterol e cálcio, por exemplo.

De acordo com o neuro intervencionista Alexandre Drayton, responsável pela implantação da angiografia cerebral diagnóstica no hospital, “a implementação deste procedimento no serviço de Hemodinâmica não só amplia as possibilidades de cuidado neurocirúrgico para a população de Irecê e municípios vizinhos, mas também contribui para um fluxo mais ágil na evolução do tratamento desses pacientes”.

Para o cardiologista intervencionista e responsável técnico da Hemodinâmica, Carlos Vinícius Espírito Santo, a possibilidade de oferecer, com regularidade, procedimentos de neurointervenção é uma enorme conquista para o público acolhido. “Cada vez mais, o Hospital Regional de Irecê vem se destacando na oferta de serviços de alta complexidade para os usuários do SUS, atuando nas mais diversas demandas em cardiologia intervencionista, arritimologia invasiva, endovascular e agora neurointervenção”, ressalta.

A primeira intervenção foi realizada em fevereiro pela equipe composta pelos médicos Alexandre Drayton e Carlos Vinícius Espírito Santo, pelos enfermeiros Celso Levi e Rodrigo Ribeiro, pelas técnicas de enfermagem Regina Cardoso e Suyane Sodré e pelos técnicos em Radiologia Bruno Batista e Ávilar Guedes.

 

Fonte: Sesab-BA

Relacionados