Siga-nos

Exposição ‘Odé Kayodê’ pelas lentes de Antonello Veneri abre Semana Cultural Mãe Stella de Oxóssi na Biblioteca Central

 Exposição ‘Odé Kayodê’ pelas lentes de Antonello Veneri abre Semana Cultural Mãe Stella de Oxóssi na Biblioteca Central

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), default quality

Compartilhe

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro além da exposição fotográfica, a Fundação Pedro Calmon promove Roda de Conversa e Encontro de Alabês e músicos dos Terreiros da Casa Branca e Pilão de Prata e Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Desta segunda-feira (17) até 30 de novembro, o foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris – Salvador, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), abre a exposição fotográfica que celebra o centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes yalorixás do estado. Com o título de “Odé Kayodê – Mãe Stella por Antonello Veneri”, as imagens são de autoria do fotógrafo italiano, que registrou em fotografias e vídeos sua convivência de quase uma década com a grande sacerdotisa do Candomblé da Bahia.

As fotografias, montadas em painéis suspensos de grande formato, distribuídas pelos espaços da Biblioteca, prometem levar os visitantes a uma imersão no universo de Mãe Stella, que foi ao mesmo tempo uma guardiã dos saberes dos seus ancestrais e personagem significante da história cultural, religiosa e social da Bahia. A representatividade das imagens e a sensibilidade do olhar de Antonello Veneri são o diferencial dessa exposição. Além de fotógrafo, ele também é jornalista e vídeo-documentarista, com trabalhos premiados pela National Geographic Itália e Canon Brasil.

A exposição é realizada pela Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com o Instituto Mãe Stella de Oxóssi. O evento se agrega às comemorações do mês da Consciência Negra e à memória da célebre mãe-de-santo do terreiro Ilê Opô Afonjá.

A Semana Cultural Mãe Stella de Oxóssi na Biblioteca Central do Estado da Bahia, homenageia o centenário de Mãe Stella em uma faceta pouco conhecida do grande público: escritora e membro da Academia de Letras da Bahia.

“Ao abrir suas portas para Odé Kayodê, a Fundação Pedro Calmon e o Instituto Mãe Stella de Oxóssi reafirmam seus compromissos com a preservação da diversidade cultural do povo baiano e com o fortalecimento de vozes que transformam o mundo. Que esta travessia por imagens nos inspire a seguir adiante com coragem, ancestralidade e alegria — como Mãe Stella sempre fez”, enfatiza o diretor-geral da FPC/SecultBA, Sandro Magalhães.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 17 – Abertura da exposição fotográfica, 18h

Convidados: Alessandra Bastos (Diretora de Comunicação do Instituto Mãe Stella); Prof. Aleilton Fonseca (Presidente da Academia de Letras da Bahia); Sandro Magalhães (Diretor-geral da Fundação Pedro Calmon).

Dia 18 – Encontro de Alabês e músicos dos Terreiros da Casa Branca e Pilão de Prata, 15h

Dia 19 – Encontro de Alabês e músicos do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, 18h

Roda de Conversa: O Legado de Mãe Stella para o povo de matriz africana

Convidados: Adriano Azevedo (Instituto Mãe Stella) e Dra. Vanda Machado; (Historiadora) Mediação: Suely Mello, às 18h40.

Fonte: Ascom/FPC

Relacionados