Com cortejo e palco fixo, Banho de Mar a Fantasia acontece neste domingo; veja o percurso
O tradicional cortejo pré-carnavalesco ‘Banho de Mar a Fantasia’ acontece neste domingo (4), na Ladeira da Preguiça, no Centro Antigo de Salvador. Este ano a festa terá palco fixo, diversas atrações musicais, exposição e workshop para crianças, além de levar para as ruas o tema “Se a Cidade Fosse Nossa”.
Segundo os organizadores, a estimativa de público é de cerca de 60 mil pessoas. O cortejo sairá da Ladeira Preguiça, passando pela Av. Carlos Gomes e Dois de Julho, ao som dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Síbí Dúdú e Charanga Unirson.
Durante o percurso, o folião também poderá ver nas fachadas dos casarões a exposição fotográfica “Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”, do fotógrafo italiano e radicado no Brasil Antonello Veneri.
Já no palco fixo, localizado na Ladeira da Preguiça, se apresentam as bandas Àttoxxaá e Ministereo Público Sistema de Som, Márcia Castro, DJ Libre Ana e DJ Lunna Monty, In9 Som, o sambista Guiga de Ogum, Samba Ohana, além do workshop DNA do Samba Reggae para crianças.
Este ano a festa terá como tema “Se a Cidade Fosse Nossa”, destacando a necessidade de uma Salvador mais inclusiva, projetada para todos, sem distinção de gênero, raça, classe e orientação sexual.
O percurso sai da Ladeira da Preguiça, nas proximidades do Centro Cultural Que Ladeira É Essa, em direção à Rua Carlos Gomes, no Centro. O cortejo atravessa o Largo Dois de Julho e passa pela Rua do Sodré antes de voltar à Ladeira da Preguiça. Após voltar ao ponto de partida, os foliões atravessam a Avenida Lafayete Coutinho, a Contorno, para se banhar na Praia da Preguiça.
O Banho de Mar a Fantasia é realizado pelo Centro Cultural Que Ladeira É Essa? da Comunidade da Ladeira da Preguiça, que há 90 anos desenvolve ações na região, gerando renda, promovendo a cultura e turismo local, valorizando a história e o Centro Histórico de Salvador e reivindicando direitos.
A festa tem a produção da DusDois Produção Cultural e Comunicação Visual, coprodução do Afoxé Filhos de Gandhy, Motirô Bahia; apoio institucional da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, do Coletivo Resistência Preta, Olojá Filmes, TVE e Rádio Educadora FM; com patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia, da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), vinculada à Secretaria de Turismo da Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia (Setre) e da Bahiagás.
Fonte: Alô alô Bahia