Construção de passarela que liga Mussurunga e Bairro da Paz deve ser concluída em janeiro; obra foi prometida há 10 anos
Uma antiga demanda dos moradores dos bairros de Mussurunga e Bairro da Paz, em Salvador, já tem data no horizonte para sair do papel. O Governo da Bahia começou a construção de uma passarela que vai fazer a ligação entre os bairros e colocou o mês de janeiro como data para a entrega. A estimativa foi feita pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) nesta semana. Apesar do andamento, a idealização da passarela definitiva está prestes a completar 10 anos e atualmente os moradores precisam atravessar em uma estrutura provisória – que se tornou permanente com o passar dos anos – para fazer o trajeto.
Em nota enviada ao Bahia Notícias, a CTB informa que a obra da passarela está em fase inicial e atualmente estão sendo realizados serviços de preparação da fundação em blocos de concreto e construção de pilares de sustentação. Além disso, a estrutura em treliça da aços pré-moldados está sendo fabricada para ser transporta para o local.
“O projeto de remanejamento de interferências foi aprovado e a previsão de entrega do equipamento à população é no mês de janeiro de 2024. A obra é complexa e envolve implantação de sistemas de iluminação pública e SPDA, bem como testes operacionais”, afirma a CTB em trecho do comunicado.
O equipamento terá 384 metros de comprimento e 3 metros de largura útil, com acessos para as ruas Luís Eduardo Magalhães e Desembargador Wilde de Lima, bem como acesso a ciclovias e pista de caminhada do canteiro central da Avenida Paralela. Além disso, a implementação do equipamento definitivo vai permitir a retirada de dois semáforos pela Prefeitura de Salvador transformando-a de vez em uma via expressa.
Ainda de acordo com a CTB, “o calendário de conclusão dos serviços foi reajustado diante da necessidade de tratativas técnicas e operacionais com diferentes esferas do poder público”.
RELEMBRE O PROCESSO
Ainda em novembro de 2021, o Governo da Bahia publicou decreto para desapropriar uma área de 36.850,82m² para a construção de uma passarela que vai fazer a ligação entre os bairros. Em setembro de 2022, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) firmou contrato com a Meir Serviços e Construções Ltda., empresa que venceu a licitação para dar início às obras. Conforme o prazo de entrega de nove meses estipulado pelo contrato, a passarela deveria ser entregue no início de junho de 2023.
Enquanto a construção não termina, os pedestres precisam se arriscar nas estruturas improvisadas instaladas entre as Estações de Metrô dos dois bairros, que foram instaladas quando teve início a Linha 2 do sistema metroviário.
De acordo com o contrato, o valor da obra está orçado em R$ 16.400.000. Questionada sobre a quantia no início deste ano, a CTB alegou que a “obra envolve a elaboração e o desenvolvimento dos projetos executivos, execução das obras civis e de urbanização, fornecimento e implantação de sistemas de iluminação pública e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, bem como testes operacionais”.
“O valor orçado para a implantação da Passarela do Bairro da Paz é resultado de orçamento detalhado, constituído por quantidades e preços unitários, em valores praticados pelo mercado, obtidos através da Tabela SINAPI”, justificou.
Fonte: Bahia notícias