Coordenação do Bahia Sem Fome participa de inauguração de restaurante popular em Dom Basílio
“Vamos devolver às populações em situação de vulnerabilidade o direito de se alimentar com dignidade. Nós tivemos um governo federal, nos últimos anos, que tinha ideia de acabar com a população pobre, não queriam que o povo tivesse acesso à educação, à saúde, muito menos o direito de se alimentar. Agora contamos com apoio do governo estadual e federal”, destacou o prefeito Roberval Meira, informando que serão distribuídas 100 refeições diariamente ao preço de R$ 4,00 cada uma.
Segurança alimentar
De acordo com Evani Lima, secretária de Assistência Social do município, os restaurantes populares desenvolvem atividades de educação alimentar e estimulam os diversos setores da sociedade a combater a fome, adotando hábitos alimentares saudáveis. “A empresa que vai cuidar da alimentação, conforme exigências que indicamos no processo licitatório, deverá promover a alimentação adequada e saudável”, frisou a secretária, lembrando que isso ajuda a prevenir uma série de problemas relacionados à alimentação inadequada, como a desnutrição, obesidade ou diabetes.
Essa aliança para a superação da fome, disse ainda Tiago, é importante não somente por causa da assistência emergencial com a doação de cestas básicas ou pela transferência de renda. “Muito mais do que esse alimento que vai chegar ao povo a preços simbólicos, o povo de Dom Basílio quer dignidade e quer trabalho. O Governo do Estado, através do Bahia Sem Fome, abriu várias frentes de combate à fome, apoiando a agricultura familiar, ampliando o alcance do Bolsa Presença e, entre outras ações, apoiando a implantação de restaurantes populares”, enfatizou.
Ansiosa pela inauguração do restaurante, Donatila Rosa Pereira, 69 anos, disse que pretende almoçar no restaurante todos os dias, porque a comida será saudável e de qualidade. “Pena que não vai abrir aos sábados e domingos, pois é o dia que a gente mais gosta de comer fora”, afirmou.
Fonte: Ascom/BSF