Deputado Neto Carletto cobra sinalização na BR-101 e solicita audiência com ministro Renan Filho
O deputado federal Neto Carletto encaminhou, nesta semana, o Ofício nº 184/2024 ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, solicitando intervenções urgentes na BR-101, no trecho urbano que corta o município de Eunápolis. O parlamentar destaca a necessidade de sinalização adequada, em especial na entrada do Distrito Industrial, no bairro Juca Rosa.
De acordo com Carletto, a falta de sinalização tem sido um fator determinante para o aumento de acidentes na região, que conta com um fluxo intenso de veículos, incluindo carros de passeio, motos e caminhões. “São dezenas de acidentes de trânsito, muitos deles com gravidade. Apenas nesta semana, na terça-feira, 15, mais uma colisão grave entre um carro e uma moto foi registrada”, enfatizou o deputado.
O parlamentar também mencionou a recente visita do ministro Rui Costa a Eunápolis, em setembro, durante a qual foi anunciada a duplicação da BR-101 como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, Carletto ressalta que ações imediatas precisam ser tomadas para evitar novos acidentes. “Solicito encarecidamente que sejam adotadas medidas mais eficazes para prevenir mortes no trânsito”, destacou.
Além da solicitação de sinalização, o deputado Neto Carletto também informou que está buscando uma audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir o tema. O parlamentar enviará um requerimento de informações ao ministério, buscando esclarecimentos sobre as providências que já foram tomadas ou que estão em fase de planejamento para o trecho da rodovia em Eunápolis.
Entre as medidas solicitadas, Carletto defende a instalação de redutores de velocidade e outras intervenções que possam aumentar a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam a rodovia. “A duplicação da BR-101 é uma conquista importante, mas até sua conclusão, precisamos garantir que vidas sejam preservadas por meio de ações imediatas e eficazes”, concluiu o deputado.