Deputado Neto Carletto defende produtores baianos em audiência sobre riscos à cacauicultura brasileira

O deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) participou, nesta quarta-feira (15), da Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, que discutiu os “Riscos diretos para a cacauicultura brasileira”. O parlamentar fez um pronunciamento firme em defesa dos produtores de cacau, destacando a importância do setor para a economia baiana e nacional.
Durante seu discurso, Neto ressaltou que a Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil e que o segmento precisa de respeito e atenção do Parlamento e do Governo Federal. Ele reforçou apoio à proposta de suspensão da Instrução Normativa nº 125, que tem gerado prejuízos significativos aos agricultores.
“Nós exigimos respeito com o produtor brasileiro. Falo especialmente pela Bahia, que lidera a produção nacional de cacau. Essa medida tem sido extremamente prejudicial e precisa ser revista com urgência”, afirmou o deputado.
O parlamentar também enfatizou que a causa da cacauicultura não tem bandeira partidária, mas sim a bandeira dos produtores, lembrando que o problema vem sendo debatido há anos por lideranças do setor, como a presidente da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau, Vanusa Vasconcelos.
“Sou produtor de cacau, venho de uma família de produtores, e sei das dificuldades que enfrentamos no campo. Essa luta é minha também. O produtor tem sido penalizado e precisa de ações concretas. Contem com o meu total apoio e com o apoio da bancada do Avante para chegarmos a uma solução efetiva e urgente”, reforçou Carletto.
Ao final, o deputado destacou a presença de representantes da região do Baixo Sul da Bahia, importante polo da cacauicultura, e elogiou o empenho das lideranças locais, com destaque para o ex-prefeito Léo de Neco, de Gandu, pré-candidato a deputado estadual e grande defensor da cacauicultura no Baixo Sul baiano. Carletto ressaltou o compromisso e a atuação de Léo em prol dos produtores e do fortalecimento da cadeia produtiva do cacau em toda a região.
Para Neto Carletto, a audiência foi um passo importante na construção de medidas que garantam o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e a defesa dos agricultores baianos, responsáveis por movimentar a economia e preservar a tradição centenária da cultura do cacau no Estado.
Fonte: ASCOM deputado Neto Carletto
