Siga-nos

No Banner to display

Dois mil policiais e bombeiros garantem uma segurança reforçada na Lavagem do Bonfim

 Dois mil policiais e bombeiros garantem uma segurança reforçada na Lavagem do Bonfim
Compartilhe

Os 6,8 quilômetros entre a igreja da Conceição da Praia, no início do circuito, e a Basílica do Senhor do Bonfim, onde se encerra a caminhada, são monitorados por 102 câmeras, com o suporte do Sistema de Reconhecimento Facial.

Para reforçar a segurança de baianos e turistas que participam da Lavagem do Bonfim 2024, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) preparou uma série de ações, que contam com dois mil policiais e bombeiros ao longo de todo o percurso. Os 6,8 quilômetros entre a igreja da Conceição da Praia, no início do circuito, e a Basílica do Senhor do Bonfim, onde se encerra a caminhada, são monitorados por 102 câmeras, com o suporte do Sistema de Reconhecimento Facial, e duas Plataformas de Observação Elevada, instaladas em pontos específicos.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi ativado, reunindo especialistas das Superintendências de Inteligência (SI), de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), de Telecomunicações e Integrada da Ação Policial, da Casa Militar do Governador e da Assistência Militar da SSP. A segurança também foi reforçada pelo Comando de Policiamento Regional – Baía de Todos os Santos da Polícia Militar. Além disso, drones, embarcações, aeronaves, viaturas (carros e motocicletas) e postos fixos garantem uma melhor fiscalização e atendimento ao público.

“Este ano, nós usamos muita tecnologia. Tudo isso para garantir a tranquilidade nesse dia festivo, cultural e de fé que é o Bonfim. As câmeras espalhadas ao longo do percurso estão sendo acompanhadas por uma plataforma de observação, em comunicação direta com as patrulhas em campo”, afirmou o titular da SSP, Marcelo Werner. O secretário ainda explicou que a Polícia Militar, através do grupamento aéreo, está monitorando o percurso. “Em parceira com a Marinha, monitoramos a Baía de Todos os Santos, pois é um trânsito muito grande de embarcações nessa data”, detalhou.

Acompanhando de perto as ações da SSP, Werner lembrou que, no ano de 2023, houve a diminuição de todos os índices criminais, devido ao trabalho desenvolvido pela Secretaria, que priorizam investimento, inteligência, integração entre as forças policiais. “A expectativa para 2024 é a continuidade desse trabalho, para que a gente possa, cada vez mais, proporcionar segurança e promover a cultura de respeito à vida e à paz”, concluiu Werner.

Polícia Civil

A Polícia Civil montou um esquema especial. Nesta quinta-feira (11), o público conta ainda com três Delegacias Especiais de Área montadas ao longo do percurso pela Polícia Civil, além de reforços das equipes na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deltur) e na 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim). O Departamento de Polícia Técnica estará com equipe ordinária para pronto atendimento de ocorrências ligadas à caminhada.

“A Polícia Civil se preparou bastante. Além dos três postos especiais, estamos com policiais descaracterizados e reforços nas nossas unidades. Além de reforço junto à Delegacia do Turista, recebendo todos que estão chegando em navios, preparamos um esquema de segurança para um verão de muita tranquilidade”, explicou a delegada-geral Heloísa Brito.

 

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar atua com patrulhas, viaturas e equipamentos em pontos estratégicos do circuito, para realização de resgates e salvamentos. São 200 bombeiros militares distribuídos pelo circuito.

Como já é tradição, no Posto Almeida Couto (PAC), na Calçada, a viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) pulveriza água nos fiéis. Com capacidade de cinco mil litros, a viatura pode ser reabastecida com hidrantes, caso necessário. Outra ação do CBPM é a distribuição de cerca de 30 mil copos de água mineral, nos postos da corporação na Conceição da Praia, Calçada, Roma e Bonfim.

 

“Pensamos no bem-estar da população que participa da festa. Com essa distribuição de água e pulverização de água nos fiés, permitimos que as pessoas consigam se hidratar durante todo o percurso”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marcehsini.

 

Fonte: ComunicaçãoBA

Relacionados