Siga-nos

No Banner to display

Em 10 anos, Bahiater eleva cobertura de ATER para 350 mil famílias agricultoras           

 Em 10 anos, Bahiater eleva cobertura de ATER para 350 mil famílias agricultoras           
Compartilhe

O ano de 2024 se aproxima do fim e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reafirmou seu compromisso de elevar a cobertura de ATER no estado. Aos 10 anos de existência, completados neste mês de dezembro, a Bahiater atingiu a marca de 350 mil famílias agricultoras alcançadas por ações diversas na última década.

Presente nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o órgão tem o compromisso de disponibilizar serviços de ATER com qualidade, eficiência e rapidez, respeitando especificidades culturais, econômicas, ambientais e sociais, além da articulação de políticas públicas para a agricultura familiar, visando sua emancipação. Assim, somente por meio das chamadas públicas, mais de 108 mil famílias agricultoras já foram beneficiadas em todos os territórios e municípios baianos, com investimentos de cerca de R$ 605 milhões, além da ATER direta, totalizando aproximadamente 350 mil famílias.

“São 10 anos contribuindo para a dignidade do homem e da mulher do campo, elevando sua produção, sua produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando suas condições de renda, da qualidade de vida e promovendo um desenvolvimento sustentável no rural baiano”, destaca o titular da Bahiater, Lanns Almeida.

Um dos exemplos da ATER pública de qualidade é a comunidade quilombola Fortaleza, em Bom Jesus da Lapa, Território Velho Chico, que no dia do aniversário da Bahiater teve seu acesso ao Pronaf A – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Grupo A assinado pelo Governo do Estado. O programa financia implantação, ampliação e modernização da infraestrutura de produção e serviços agropecuários e não agropecuários no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, de acordo com projetos específicos, por meio do Banco do Nordeste.

Essa conquista contou com o apoio da Bahiater/SDR desde a seleção dos 26 beneficiários até o envio do projeto ao agente financeiro. O ato de assinatura ocorreu na abertura da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. “A gente só tem a agradecer a parceria da Bahiater com a nossa comunidade, estamos ficando cada vez mais fortes com a nossa agricultura familiar”, destaca o quilombola Jailson Soares. “Esse projeto vai aumentar cada dia mais a nossa produção, é muito importante para cada família do Quilombo Fortaleza”, completa a quilombola Gildete Barbosa. A comunidade também fornece alimentos saudáveis para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

Chamadas públicas

Com duas chamadas públicas em vigência, ATER Bahia Sem Fome e ATER Biomas da Bahia, a Bahiater está promovendo uma verdadeira transformação na produção de alimentos ricos em nutrientes e produzidos em grande parte em sistema agroecológico. Somente a ATER Bahia Sem Fome chegará a cerca de 20,5 mil famílias agricultoras, com melhorias garantidas na alimentação e no aumento da renda familiar.

A chamada ATER Biomas da Bahia já chegou aos lares e produções de 35.409 famílias. São 54 entidades contratadas para executar as duas chamadas, e as atividades são acompanhadas e fiscalizadas pela Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER).

Missões técnicas

Ao longo de 2024, o programa de Missões Técnicas da Bahiater foi intensificado, levando jovens rurais, agricultores e agricultoras familiares, equipe técnica e entidades de ATER para intercâmbios em Portugal e Bélgica, com uma ampla programação técnica e de pesquisa, conhecendo experiências de comércio justo, valorização de mercado local e agregação de renda, como parte da estratégia do Governo do Estado para promoção da agricultura familiar e extensão rural baianas. As missões também ocorrem entre Territórios de Identidade e biomas, com intercâmbios de pesquisa e extensão, como as de ovinocaprinocultura, realizadas pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (DIS).

ATER direta

A ATER direta esteve fortemente presente em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com mutirões realizados pela Diretoria Operacional (DIROP) para regularização da vida documental das comunidades, como a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. A ação viabilizou o acesso de dezenas de comunidades ao Programa Minha Casa Minha Vida Rural, dentre outras políticas públicas.

Tecnologia e inovação

É grande o alcance que as políticas públicas rurais têm sobre todos os territórios baianos, e visando qualificar os dados para diferentes sistemas produtivos, biomas e públicos, a Bahiater está inovando no campo tecnológico. Está sendo construído na sede da Superintendência, em Salvador, o Centro de Inteligências das Ruralidades Baianas (CIRB).

O CIRB será um espaço de comando e análise de dados voltado para a otimização das políticas públicas de desenvolvimento rural na Bahia, e terá como objetivo centralizar e harmonizar dados, gerar informações estratégicas e automatizar relatórios da Bahiater e da SDR, além de promover a formação e qualificação de jovens e agricultores familiares.

Bahiater

A Bahiater é um órgão em regime especial de Administração Direta, integrante da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), criado pela Lei nº 13.204, de 11 de dezembro 2014. A Superintendência tem a finalidade de promover a execução de políticas de desenvolvimento da assistência técnica e extensão rural, especialmente as que contribuam para a elevação da produção, da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços rurais para a melhoria das condições de renda, da qualidade de vida e para a promoção social e desenvolvimento sustentável no meio rural baiano.

Fonte: Ascom/SDR

Relacionados