Siga-nos

No Banner to display

Futuro do ciclismo do estado disputa Copa Kids XCO, neste domingo (19), em Feira de Santana

 Futuro do ciclismo do estado disputa Copa Kids XCO, neste domingo (19), em Feira de Santana
Compartilhe

Cerca de 200 ciclistas desde a categoria infantil até as demais categorias de base disputam a sexta edição da Copa Kids XCO neste domingo, 19, em Feira de Santana. A prova abre o calendário da modalidade na Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Com 16 categorias (oito infantis, três de base, cinco de performance e uma master), o evento acontece na propriedade privada conhecida como Free Bike Park | Ulan Galinski – em homenagem ao baiano representante olímpico e campeão brasileiro – localizada no povoado do Jacu, no distrito da Matinha, na Princesa do Sertão. O espaço conta com quatro percursos diferentes com pequenas adaptações para os atletas e suas categorias.

Após os treinamentos em pista aberta durante todo o sábado, 18, e a entrega dos kits pela tarde, a programação inicia no domingo, 19, com a pista aberta a partir das 7h e a entrega dos demais kits de acordo com o horário de largada de cada bateria. As largadas iniciam a partir das 7h30 e seguem ao longo do dia.

Um dos criadores do projeto em 2019, José Mauro, explica que a Copa Kids tem como objetivo fomentar o esporte em Feira e no estado da Bahia, incentivando o público infantil dentro do esporte e visando também a inclusão de jovens, adultos e idosos em prol de uma melhor qualidade de vida e formação de cidadania. “Acreditamos que o esporte tem o poder de contribuir com a formação da vida de uma criança. O esporte, seja qual for a modalidade, tem a capacidade de educar e ensinar a perder bem como, também, a ganhar”, pontua.

Ele também destaca a importância que a competição tem para o cenário estadual do ciclismo de base com uma evolução desde sua criação por meio de três amigos ao sentir a necessidade de fomentar e incluir as crianças no esporte até uma sexta edição de maior proporção, além de agradecer os parceiros que fizeram parte desde crescimento.

“Acreditamos que o projeto seja um abridor de portas, principalmente para o público infantil, e importante para a formação de novos atletas que venham a se descobrir no esporte e trabalhar o seu potencial como competidor. Nesta edição de 2025, fechamos parceria com uma marca de bikes que se dedica em atender diversos públicos e suas necessidades, e, em especial, nosso agradecimento ao Governo do Estado da Bahia e à Sudesb por investir com excelência em projetos esportivos e pela credibilidade depositada em nosso trabalho desde 2022. Não poderíamos deixar de expressar nossa gratidão também as empresas, lojistas e amigos que sempre acreditaram no potencial do evento”, finaliza.

Fonte: Ascom/ Sudesb

Relacionados