Futuro do ciclismo do estado disputa Copa Kids XCO, neste domingo (19), em Feira de Santana
Cerca de 200 ciclistas desde a categoria infantil até as demais categorias de base disputam a sexta edição da Copa Kids XCO neste domingo, 19, em Feira de Santana. A prova abre o calendário da modalidade na Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Com 16 categorias (oito infantis, três de base, cinco de performance e uma master), o evento acontece na propriedade privada conhecida como Free Bike Park | Ulan Galinski – em homenagem ao baiano representante olímpico e campeão brasileiro – localizada no povoado do Jacu, no distrito da Matinha, na Princesa do Sertão. O espaço conta com quatro percursos diferentes com pequenas adaptações para os atletas e suas categorias.
Após os treinamentos em pista aberta durante todo o sábado, 18, e a entrega dos kits pela tarde, a programação inicia no domingo, 19, com a pista aberta a partir das 7h e a entrega dos demais kits de acordo com o horário de largada de cada bateria. As largadas iniciam a partir das 7h30 e seguem ao longo do dia.
Um dos criadores do projeto em 2019, José Mauro, explica que a Copa Kids tem como objetivo fomentar o esporte em Feira e no estado da Bahia, incentivando o público infantil dentro do esporte e visando também a inclusão de jovens, adultos e idosos em prol de uma melhor qualidade de vida e formação de cidadania. “Acreditamos que o esporte tem o poder de contribuir com a formação da vida de uma criança. O esporte, seja qual for a modalidade, tem a capacidade de educar e ensinar a perder bem como, também, a ganhar”, pontua.
Ele também destaca a importância que a competição tem para o cenário estadual do ciclismo de base com uma evolução desde sua criação por meio de três amigos ao sentir a necessidade de fomentar e incluir as crianças no esporte até uma sexta edição de maior proporção, além de agradecer os parceiros que fizeram parte desde crescimento.
“Acreditamos que o projeto seja um abridor de portas, principalmente para o público infantil, e importante para a formação de novos atletas que venham a se descobrir no esporte e trabalhar o seu potencial como competidor. Nesta edição de 2025, fechamos parceria com uma marca de bikes que se dedica em atender diversos públicos e suas necessidades, e, em especial, nosso agradecimento ao Governo do Estado da Bahia e à Sudesb por investir com excelência em projetos esportivos e pela credibilidade depositada em nosso trabalho desde 2022. Não poderíamos deixar de expressar nossa gratidão também as empresas, lojistas e amigos que sempre acreditaram no potencial do evento”, finaliza.
Fonte: Ascom/ Sudesb