Siga-nos

No Banner to display

Governador Jerônimo Rodrigues participa de missa em sufrágio da alma do papa Francisco

 Governador Jerônimo Rodrigues participa de missa em sufrágio da alma do papa Francisco
Compartilhe

Na tarde desta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso, participou da missa em sufrágio da alma de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

A cerimônia reuniu os titulares das secretarias estaduais de Turismo (Setur-BA), Cultura (Secult-BA) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) Maurício Bacellar, Bruno Monteiro e Felipe Freitas respectivamente, além de outras autoridades, líderes religiosos, fiéis e representantes da sociedade civil, que prestaram suas homenagens ao líder da Igreja Católica, falecido nesta madrugada. Em um clima de profundo respeito e espiritualidade, os presentes expressaram sua gratidão pela trajetória de fé, diálogo e compromisso social do Santo Padre, que morreu em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca.

Frequentadora assídua das missas na Catedral, a dona de casa, Maria Célia do Nascimento, falou sobre o papa e a sua postura pastoral, além do impacto na vida dos fiéis. “Para mim, o Papa Francisco foi um verdadeiro exemplo de humildade e compaixão. Ele viveu a mensagem de Cristo de maneira tão simples, mas profunda. Sua forma de agir e ensinar refletiu o amor que Jesus tinha pelos mais necessitados, pelos marginalizados e por aqueles que estão em sofrimento”.

Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do legado do papa Francisco para o mundo, especialmente pelas suas mensagens de paz, justiça social e cuidado com os mais vulneráveis. “Primeiro é registrar aqui o profundo sentimento do povo da Bahia com a perda de um líder religioso mundial. O Santo Padre defendeu temas duros dentro da Igreja Católica, difíceis, como a questão da transição energética, o direito das mulheres, das comunidades LGBTQIA+, mas também defendeu temas internacionais como a paz mundial. Ele deixou um grande legado para a igreja católica, foi um líder ecumênico muito forte”, afirmou o governador.

A missa marcou um momento de união e oração coletiva pela alma do primeiro pontífice latino-americano e um dos papas mais queridos da história contemporânea da Igreja Católica. Segundo o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, “nós católicos recebemos com muito pesar a notícia do falecimento do papa Francisco. O papa que ligou a igreja às questões contemporâneas. Para nós, baianos, ele se reveste também de uma importância muito grande. Foi o papa que canonizou Santa Dulce dos Pobres e autorizou a abertura do processo de beatificação também de outras duas baianas. O mundo perde um dos seus principais líderes”.

Repórter: Joci Santana/GOVBA

Relacionados