Governo da Bahia autoriza ampliação do sistema de abastecimento de água de Irecê

O Governo da Bahia segue investindo no reforço do abastecimento e na segurança hídrica no estado. Nesta sexta-feira (20), o governador em exercício Geraldo Júnior autorizou a publicação da licitação para a primeira etapa da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Irecê, com foco na Estação de Tratamento localizada em Itaguaçu da Bahia.
“Realizamos visitas, entregamos obras e anunciamos, com publicação no Diário Oficial, novos investimentos em segurança hídrica. É mais água para a população, em uma obra de grande importância que vai transformar vidas, fruto da parceria entre os governos federal, estadual e municipal”, destacou Geraldo.
Os serviços serão executados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS), e devem beneficiar mais de 419 mil pessoas em Irecê e nos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Central, Cafarnaum, Ibititá, Ibipeba, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.
A água será captada do Rio São Francisco. A obra prevê o aumento da capacidade de tratamento da estação já existente, saindo de 500 litros para 1000 litros por segundo, com a implantação de um novo módulo, além de melhorias na estação de tratamento de lodo e a instalação de leitos de secagem.
“O novo sistema vai garantir o abastecimento de água na região de Irecê pelos próximos 30 anos. Uma obra muito importante para as 16 cidades impactadas. Além disso, o Governo do Estado autoriza mais R$ 40 milhões para ampliar o esgotamento sanitário da cidade, elevando a cobertura para 60%, melhorando a qualidade de vida da população”, disse o presidente da Embasa, Gildeone Almeida.
Barragem de Mirorós
De acordo com o ministro Rui, será autorizada ainda a duplicação da Barragem de Mirorós, em Ibipeba, com reflexo em Irecê, trazendo avanços para a região. A obra está inserida no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O investimento é de R$ 80 milhões.
“São dois avanços importantes: reforça e estabiliza o abastecimento humano e amplia a oferta de água para a produção, fortalecendo a geração de emprego e de alimentos. São investimentos que representam o cuidado com as pessoas”, considerou o ministro Rui.
Durante a passagem pelo município, Geraldo Júnior, ao lado do ministro Rui Costa e do prefeito Murilo, também inaugurou a nova sede da Escola Municipal Professora Carmosina Santos Lopes.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
