Inscrições abertas para o I Festival Indígena de Artesanato e Economia Solidária da Bahia

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, divulgou o Edital de Chamamento Público nº 015/2025, que selecionará artesãos e artesãs indígenas interessados em participar do I Festival Indígena de Artesanato e Economia Solidária da Bahia. O evento acontecerá entre 6 e 8 de fevereiro de 2026, na Aldeia Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), e as inscrições no edital ficam abertas até o dia 5 de janeiro de 2026, por meio de formulário online disponível no site do Artesanato da Bahia. Os candidatos devem enviar documentação obrigatória, fotos da produção artesanal e demais anexos previstos no edital. A seleção ocorrerá em duas etapas: análise documental e avaliação das fotos por uma comissão técnica interdisciplinar.
O edital contempla 60 vagas destinadas a Artesãos Individuais, Mestres Artesãos e Entidades Representativas (associações, cooperativas ou grupos produtivos). Uma vaga é reservada exclusivamente para Mestre Artesão indígena, além de uma cota mínima de 10% para artesãos indígenas com deficiência (PCD). As oportunidades também contemplam participantes da Rota do Artesanato Pataxó e demais rotas do estado.
A lista provisória dos selecionados será publicada no dia 15 de janeiro, com prazo para recursos até o dia 19. A lista definitiva será divulgada em 23 de janeiro. O evento reunirá artesãos e artesãs de diversas regiões da Bahia, fortalecendo a visibilidade, comercialização e valorização da produção artesanal indígena.
Fonte
Ascom Artesanato da Bahia/ Setre
