Siga-nos

No Banner to display

Integrado ao Consórcio Nordeste, governador encerra missão na Europa em encontro com entidades alemãs

 Integrado ao Consórcio Nordeste, governador encerra missão na Europa em encontro com entidades alemãs
Compartilhe

Localizada em Berlim, a Casa da Economia Alemã, sede de três entidades empresariais do país, recebeu nesta sexta-feira (17), a missão dos governos nordestinos que está em agenda oficial na Europa desde o início da semana. O governador Jerônimo Rodrigues, que lidera a comitiva baiana, se juntou a outros governadores e representantes dos estados para discussões sobre oportunidades de negócios com empresas e entidades que investem ou fazem intermédio de capital alemão fora do país.

Do lado alemão, a Câmara da Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (AHK); a Federação das Indústrias da Alemanha (BDI); a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento da Alemanha (KFW) se posicionaram junto com empresas alemãs para tratar com os integrantes do Consórcio Nordeste de oportunidades de investimentos e colaborações.

Durante as conversas, Jerônimo Rodrigues explicou aos dirigentes e empresários o que os estados nordestinos esperam da relação com o país. “Nós queremos intercambiar tecnologias e produtos, mas não viemos apenas com expectativa de nos apontarem caminhos. Estamos acompanhados de bancos e órgãos de fomento do nosso país, e a vinda do Consórcio Nordeste aqui é para promover esse intercâmbio de diferentes formas. De matéria-prima, mas também de produtos de valor agregado”, completou

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, apoiou o posicionamento do governador baiano e aproveitou para valorizar a posição estratégica da região brasileira. “A riqueza dos nossos ativos naturais coloca o Nordeste em lugar de liderança da transição energética no Brasil. E isso se fortalece com a volta da credibilidade e previsibilidade do Brasil na sua relação com o ambiente internacional”.

O encontro foi intermediado pela Embaixada do Brasil na Alemanha, com a participação do embaixador Roberto Jaguaribe. Além do Consórcio Nordeste, com representantes dos nove estados, entidades brasileiras como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) também participaram da reunião.

Parcerias tecnológicas e diplomáticas

No último dia da missão oficial do Consórcio Nordeste na Europa, o grupo conheceu uma das sedes do Instituto Fraunhofer, centro de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia que atua em mais de 80 países. As principais frentes de atuação do instituto foram apresentadas aos gestores nordestinos.

O grupo finalizou a agenda com uma reunião na sede da Chancelaria do Governo da Alemanha, onde foram recebidos pelo chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos e Ambientais da chancelaria, Jörg Kukies, e pelo ministro-chefe da Casa Civil alemã, Wolfgang Schmidt.

Fonte: Secom

Relacionados