Siga-nos

Jovens da Fundac recebem medalha de bronze e menção honrosa em Olimpíada Brasileira de Matemática

 Jovens da Fundac recebem medalha de bronze e menção honrosa em Olimpíada Brasileira de Matemática
Compartilhe

Jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), autarquia da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foram contemplados com medalha de bronze e menção honrosa na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2024 (OBMEP 2024). Os adolescentes J. G. de S. e E. J. de A. S. receberam os títulos nesta quarta-feira (6), durante a solenidade de Premiação Estadual do concurso. Com essas conquistas, os jovens mostram, mais uma vez, que o conhecimento permite traçar novos caminhos, renovar esperanças e transformar realidades.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e a diretora da Fundac, Regina Affonso, participaram do ato no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Feira de Santana. A cerimônia reuniu estudantes das redes municipais e estaduais, professores, familiares e outras autoridades da cidade e de municípios vizinhos para celebrar o conhecimento. Na edição 2024 do concurso, 159 adolescentes assistidos pela Fundac se inscreveram na OBMEP, sendo que 32 deles foram aprovados para a segunda fase. Ao todo, foram premiados mais de 200 adolescentes dos Territórios Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe.

“Entregar as honrarias aos dois educandos da Fundac mostra que a educação tem um papel essencial na transformação social. É um orgulho, como professor e gestor público, prestigiar e testemunhar o sucesso desses alunos, mostrando que o melhor para este país é apostar no conhecimento para construir caminhos para a liberdade e para a formação de uma sociedade mais justa”, afirmou Freitas.

O educando J. G. de S., que conquistou uma medalha de bronze e uma menção honrosa, completará os estudos em liberdade. Já o adolescente E. J. de A. S., que também foi premiado por participar do concurso nacional, está em liberdade assistida e vai concluir o ensino médio após cumprir todas as medidas socioeducativas.

“É um momento extremamente significativo para a equipe da Fundac. É a certeza de que o caminho para a inovação e para a esperança está se consolidando, porque, com essa conquista, eles criam uma nova trajetória de vida, diferente do que os fez entrar no sistema socioeducativo. Muita gratidão a todos os nossos professores da rede estadual, que atuam no sistema socioeducativo do estado da Bahia, e que garantem o aprendizado, o conhecimento, dando oportunidades para nossos adolescentes e jovens. A educação transforma, dá esperança e cria oportunidades”, reiterou a diretora da Fundac.

OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Fundac
A Fundac é a autarquia da SJDH responsável pela gestão da Política de Atendimento ao Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Semiliberdade e Internação no Estado da Bahia. A instituição acolhe adolescentes entre 12 e 21 anos incompletos, e atua em conformidade com os preceitos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e do SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Criada em 1991, a instituição tem personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, patrimônio próprio, com sede e foro em Salvador e jurisdição em todo território do Estado. Sua missão é promover a responsabilização e contribuir para a emancipação cidadã dos adolescentes aos quais se atribuem autoria de ato infracional na Bahia, atuando na garantia dos direitos humanos.

Fonte: Ascom/SJDH

Relacionados