Siga-nos

Palestra apresenta programa Bahia Estado Voluntário a servidores da Secom-BA

 Palestra apresenta programa Bahia Estado Voluntário a servidores da Secom-BA
Compartilhe

Com o tema “O Poder de Fazer a Diferença”, a coordenadora da plataforma do programa Bahia Estado Voluntário (BEV), Kátia Camilo, palestrou para os funcionários da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom-BA), na manhã desta quinta-feira (20). A apresentação, que aconteceu na sala da redação de jornalismo, enfatizou os benefícios sociais da ação e demonstrou como voluntários e instituições podem se inscrever.

O programa, que teve início em 2019 e atualmente conta com aproximadamente 30 mil voluntários cadastrados, tem o objetivo de intermediar pessoas e instituições interessadas, para a atuação em ações humanitárias. Entre os dois mil projetos inscritos, Kátia exemplificou ações como as Bases Comunitárias da Polícia Militar, o programa de Ressocialização de Egressos do Sistema Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e o programa Comida no Prato, de cozinhas solidárias.

“A importância do voluntariado na sociedade remonta há centenas de anos. Hoje, na Bahia, nós temos uma plataforma que ajuda as pessoas que já têm esse coração voluntário, a se candidatar a projetos. Atualmente, temos essa ferramenta na qual as pessoas acessam vários projetos chamando as outras para ajudar. O cidadão que quer ajudar se coloca como voluntário e automaticamente ele passa a receber emails com os projetos novos e ele também pode escolher outros projetos que estão ali na plataforma”, explicou Kátia.

A iniciativa parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), e visa promover a prática do voluntariado para benefício social. As inscrições podem ser feitas a partir do portal estadovoluntario.ba.gov.br, tanto para voluntários quanto para organizações.

Texto: Lucas Meneses e Marina Bittencourt com supervisão de Regina Ferreira

Relacionados