Siga-nos

Prefeitura lança programa Mulheres que Protegem em evento com mais de 100 lideranças femininas

 Prefeitura lança programa Mulheres que Protegem em evento com mais de 100 lideranças femininas
Compartilhe

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Letícia Silva e Eduardo Santos/ Secom PMS

Voltado para o fortalecimento das lideranças femininas negras que vivem em área de risco, o programa “Mulheres que Protegem” foi lançado nesta segunda-feira (10), no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), no bairro do Comércio. O evento contou com a presença da vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, além de gestores municipais das mais diversas secretarias, num diálogo em busca de integração.

A iniciativa faz parte do programa homônimo, executado em parceria com a Defesa Civil (Codesal), secretarias da Reparação (Semur), Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Articulação e Prefeituras-Bairro (SACPB), de modo a fortalecer a liderança de mulheres negras residentes em áreas de risco de Salvador, unindo formação, prevenção e protagonismo feminino, a partir da junção de cultura, proteção civil e políticas de gênero.

“Quem conhece e vive a comunidade sabe que são as mulheres que lideram o crescimento de nosso povo. E isso está nos números, a exemplo do CadÚnico, em que, no item ‘Responsável Familiar’, invariavelmente, temos elas à frente. Hoje, 37% das famílias em vulnerabilidade social são lideradas por mulheres sendo, muitas delas, mães solo que, além de cuidar das crianças, cuidam da vizinhança. E esse número beira os 80% quando diminuímos a faixa de renda”, destacou Ana Paula.

“São elas que possuem esse olhar cuidadoso e generoso com o outro, que se arriscam para denunciar quando uma vizinha sofre violência doméstica ou mesmo outros tipos de violência. E encontros como esses ajudam a solucionar isso de forma mais estruturada, apontando a quem recorrer, a partir da criação desta rede de protagonistas, que têm vozes e falam umas pelas outras”, acrescentou a vice-prefeita.

A mesa de abertura do lançamento do programa contou com a presença das secretárias Isaura Genoveva (Reparação) e Fernanda Lordelo (SPMJ), além das ⁠subsecretárias Cláudia Cavalcanti (SACPB) e Isabela Cabral (Educação), além da tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Jamile Lutiane e da coordenadora da Codesal, Gabriela Morais.

Imersão – Para o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, o encontro é uma imersão na realidade do dia a dia das comunidades mais carentes de Salvador, sendo uma formação destinada sobretudo para as mulheres negras monoparentais das áreas de risco de Salvador.

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Jamile Lutiane também reforçou a parceria para o desenvolvimento de ações em prol da população feminina em situação de vulnerabilidade. “Somos atores que mexem com as vidas das comunidades. É importante ter empatia, estar no lugar umas das outras. Desse modo, é importante mencionar esse exemplo de mulheres que fazem a diferença nas comunidades onde residem”, assinalou.

Para a Agente de Saúde Sandra Regina dos Santos, de 53 anos, ações como o Mulheres que Protegem servem para enfatizar o protagonismo feminino na cidade.

“É muito importante ser referência nas comunidades em que vivo e trabalho. E mesmo com as demandas de casa e do trabalho, também assumo questões do bairro, seja nas áreas de saúde humana e animal, formação de grupos laborais ou promoção de eventos, sendo a voz dos moradores junto aos órgãos municipais em todas as áreas necessárias”, disse.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/lancamento-do-programa-mulheres-que-protegem/ .

Relacionados